Do outro lado do mundo

A vida de um expat em MZ

sexta-feira, março 26, 2004

Ontem houve dois temas que tiveram importância (por mostrarem como está Portugal) deste lado do mundo:

1º - O jogo do Benfica;
2º - A queda da ponte de Entre os Rios ser "causas naturais".

Comecemos pelo 2º. Mais uma vez a culpa em Portugal morre solteira!
Com todos os relatórios a referir que o pilar cedeu devido às movimentações de areias, e que essas mesmas eram causadas sobretudo pela retirada de inertes do rio. O Sr. Dr. Juiz, não viu culpa provada. Foram causas naturais.
Foram feitos 3 relatórios a informar a JAE que um pilar da ponte estava em risco de ruir. A JAE e os seus responsáveis não fizeram nada. O Sr. Dr. Juiz não viu culpa provada. Foram causas naturais.
O Instituto de Navegabilidade do Douro detinha relatórios como naquela zona a extracção de inertes estava a ser feita fora das zonas permitidas e em um volume maior que o permitido. Os seus responsáveis e fiscais não fizeram nada. O Sr. Dr. Juiz não viu culpa provada. Foram causas naturais
Cinquenta e nove (59!) pessoas morreram no maior acidente rodoviários nacional de todos os tempos (o que é um feito, visto a quantidade que acontecem todos os dias) devido aos idiotas que ocupam cargos de responsabilidade e outros ainda mais idiotas que esventram o País para ganhar mais e pagar menos impostos. O Sr. Dr. Juiz não viu culpa provada. Foram causas naturais.
Lá está o que os Alemães dizem: "Os Tugas são o povo mais Africano da Europa." Eu acrescento: "Nem os Africanos tem uma justiça tão...tão...Portuguesa."

Agora o 1º. O jogo do Benfica.
Foi um jogo emotivo. O Benfica teve algum azar. Jogou bem. No entanto, jogar bem não conta para o ranking da UEFA. Ganhar jogos é que conta. Mais uma vez, lá estão os clubes Portugueses a estragar o que o Porto faz: Ganhar pontos para equipas Portuguesas irem para as competições Europeias. Para quê? Para depois essas equipas serem eliminadas na 1ª ou 2ª fase, e Portugal ir "downhill" no ranking.
Mas ainda mais irreal é hoje ver escrito em A Bola acerca do jogo do Benfica: "Objectivo cumprido". Mas esta gente é IDIOTA? Qual objectivo? De serem eliminados?

Estas duas situações traduzem bem uma realidade vergonhosa. Portugal é cada vez mais um País de medíocricidade, onde ser pior tem mais valor. É um País de coitadinhos, onde a culpa é sempre dos outros (principalmente do Governo, coitado), onde são todos abusados e mal tratados. Venham a África. Venham ver como esta gente vive. Se calhar nessa altura talvez passem a ser mais produtivos, a trabalhar mais e a falar menos. Venham ver sítios onde a "resolução de ano novo" é arranjar trabalho e ter comida na mesa. Ao invés de Portugal...onde é, pasmem-se: Mudar de telemóvel.